EnTreCul
"Pensado com a função de promover a inclusão social de
crianças e jovens provenientes de contextos socioeconómicos mais
vulneráveis, particularmente dos descendentes de imigrantes e minorias
étnicas, o Programa Escolhas tem como objetivos principais a igualdade
de oportunidades e o reforço da coesão social." (Resolução do Conselho
de Ministros n.º 68/2012 de 9 de agosto de 2012.
O EnTreCul
pretende ser um projecto de continuidade dos projectos "Da Escola à
Comunidade" (3ª Geração) e Bairr@ctivo (4ª Geração). Trata-se de um
projecto elaborado para o território da Outurela-Portela e pretende
promover a integração social de crianças e jovens em contexto escolar e
de jovens desocupados, provindos de contextos sócio-económicos mais
desfavorecidos.
Sede do Projecto: Rua Delfim dos Santos, nº 9, 2790 - 175 CARNAXIDE
Consórcio:
Câmara Municipal de Oeiras (entidade promotora); Associação Portuguesa
de Solidariedade e Desenvolvimento (entidade gestora); CPCJO (entidade
parceira); Agrupamento de escolas Carnaxide/Portela (entidade parceira);
Assomada (entidade parceira); Academia dos Champs (entidade parceira);
AJUDE (entidade parceira).
Problema Central: Exclusão social (932 pessoas)
Outros Problemas:
Insucesso, Absentismo e Abandono escolar (144 Agrupamento de escolas);
Desocupação juvenil (respostas ocupacionais) (97 Bairro); Desocupação
juvenil (respostas ao nível da inserção sócio-profissional) (149
Bairro); Irregularidades ao nível da documentação civil obrigatória
(Ausência/ Caducidade de documentos) (96 Bairro); Consumos e
comportamentos de risco, nomeadamente ao nível da sexualidade (222
Bairro); Fraca autonomia dos jovens na resolução de dificuldades para a
sua plena integração na sociedade e poucas competências na elaboração
dos seus próprios projectos (222 Bairro).
Objectivo geral:
Promover a integração social de crianças e jovens em contexto escolar e
de jovens desocupados, através da aquisição de competências que
promovam a inclusão social e a igualdade de oportunidades
Objectivo Específico 1: Promover o sucesso escolar em 70% dos 45 participantes nas actividades de promoção do sucesso escolar, ao longo do projecto.
Objectivo Específico 2:
Promover a integração sócio-profissional de jovens por um lado, através
do encaminhamento de 75 jovens para o GIP a intervir no território e
destes, 30 serem integrados em ofertas laborais ou formativas, por outro
lado pelo envolvimento de 45 jovens em processos de aquisição de
competências que promovam a sua integração sócio-profissional, até ao
final do projecto.
Objectivo Específico 3:
Promover a autonomia dos jovens e das suas famílias através do
envolvimento de 150 participantes, ao longo do projecto, em processos de
aquisição e desenvolvimento de competências pessoais e sociais,
geradoras de dinâmicas juvenis e em processos de competências para a sua
plena integração na sociedade.
Eixos abrangidos pelo projecto:
I - Área estratégica da inclusão escolar e educação não formal
a - Combate ao abandono escolar precoce, através do encaminhamento escolar de crianças e jovens para respostas já existentes;
c
- Promoção do sucesso escolar, dentro ou fora da escola, através do
desenvolvimento de competências pessoais, sociais e cognitivas por via
da educação formal e não formal;
d - Co-responsabilização dos familiares no processo de supervisão parental.
II - Área estratégica de formação profissional e empregabilidade
a - Promoção de atividades que visem favorecer a transição para o mercado de trabalho;
b - Encaminhamento de jovens para respostas de formação profissional já existentes;
d - Encaminhamento de jovens para o mercado de trabalho
III - Área estratégica da dinamização comunitária e cidadania
a - Atividades lúdico-pedagógicas;
c - Atividades artísticas e culturais;
d - Visitas a organizações da comunidade;
f - Atividades que visem a sensibilização para a saúde sexual e reprodutiva;
i - Atividades que visem a promoção da igualdade de género.
IV - Área estratégica da inclusão digital
a - Atividades ocupacionais de orientação livre;
b - Atividades orientadas para o desenvolvimento de competências;
c - Cursos de iniciação às Tecnologias da Informação e da Comunicação;
d - Formação certificada em Tecnologias da Informação e da Comunicação;
e - Atividades de promoção do sucesso escolar e da empregabilidade.
V - Área estratégica do empreendedorismo e capacitação dos jovens
a - Autonomização informal de projectos dos jovens, visando a sua gradual emancipação.
"Aut rerum necessitatibus saepe eveniet ut et voluptates repudiandae sint et molestiae non recusandae itaque."