CIRIG - Centro de Intervenção para a Reprodução de Igualdade de Género

Centro de Intervenção para a Reprodução de Igualdade de Género, decorreu em Coimbra entre Fevereiro de 2010 e Março de 2012, e surgiu como resposta à necessidade identificada de apresentar dados que, tendo por objetivo emanar recomendações em termos de políticas, metodologias e instrumentos na área da Igualdade de Género / Violência de Género, contribuíssem para a conceção de políticas de emprego e formação mais ajustadas. Fomentando um aumento da participação do homem na esfera privada e da mulher na esfera pública, esbatendo assim as discriminações em função do género, a intervenção teve em vista a inserção das populações ditas desfavorecidas, necessitadas de um forte acompanhamento psicossocial e de uma dinâmica de inserção mais centrada na pessoa, sustentada num acompanhamento personalizado orientado para o emprego e formação. O projeto organizou-se em torno de 6 atividades:


Atividade 1 - Estabelecimento de uma rede de parceiros estratégicos;
Atividade 2 - Conceção do CIRIG e respetivo funcionamento e avaliação permanente;
Atividade 3 - Inserção no mercado, desenvolvimento de ateliers, ações de sensibilização e informação, encaminhamentos, etc. - respostas destinadas aos públicos excluídos, facilitadoras no processo de apropriação das questões da Igualdade e Género e da Violência de Género. Recorrendo à implementação de um plano e intervenção individual, que foi ao encontro das reais necessidades de cada utente, os ateliers temáticos foram dinamizados de forma a possibilitar, primeiro, construção ativa das competências que, no plano individual, foram sendo identificadas como ausentes e, em simultâneo, a supressão das questões de género associadas que, de modo tão marcado, se intrometem na gestão dos quotidianos familiares. 

Atividade 4 - Conceção da Narrativa da Prática CIRIG e do Livro "Coisas da Vida";
Atividade 5 - Disseminação do projeto. Edição da Narrativa da Prática e do Livro "Coisas da Vida", realização de um seminário final com espécie alistas na matéria, reuniões com pessoas chave para divulgação e distribuição das recomendações;
Atividade 6 - Acompanhamento, monitorização e avaliação do projeto, com a aplicação da
Metodologia de investigação - ação em todas as suas fases.

Resultados obtidos


No que respeita aos parceiros, assinale - se o impacto positivo que o CIRIG teve na Segurança Social, uma vez que funcionou, em alguns casos, como um programa dos Acordos de Inserção, obrigando os utentes a frequentar o projeto em troca da prestação de RSI. Por outro lado, estatisticamente, os resultados indicam que os utentes, após a definição do diagnóstico de empregabilidade e de todo o trabalho desenvolvido no Centro, conseguem "seguir" o percurso delineado e progredir para uma situação de emprego e/ou para uma formação qualificante, o que se traduz numa diminuição de utentes que recebem apoio. Relativamente aos destinatários diretos, apresentamos a sua caracterização e os resultados obtidos:

Livros do Projeto:

Narrativa da Prática

Coisas da Vida